Symphony No. 9 - Beethoven

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Como ler Partituras
Teoria Musical Noções básicas (2)
Parte 2
A altura das notas ainda pode ser alterada por sustenidos (#) e bemóis (b) que, respectivamente, aumentam e diminuem a nota em um semitom e bequadros (que) restauram a nota original, eliminando um sustenido ou bemol anterior. Sem um bequadro o bemol e o sustenido perdem valor no final de um compasso. A não ser que venham na armadura da clave. A diferença de tons de uma nota para outra é vista assim: Dó –Tom- Ré –Tom- Mi –Semitom- Fá –Tom- Sol –Tom- Lá –Tom- Si –Semitom- Dó Semitom é a menor das diferenças entre duas notas e Tom é a soma de dois Semitons.2. Compasso e Armaduras de Clave Numa partitura após a clave, normalmente, vem escrito o compasso da música que define quanto tempo entra em cada parte da música, que será dividida por travessões. Alguns exemplos podem ser: 
Como ler Partituras
Teoria Musical Noções Básicas (2)
Parte 1
Notas-Duração e Altura variam de acordo com a duração do som, a escrita da nota varia na sequência:
A Duração exata do tempo depende da velocidade da  música, mas sempre deve-se observar a relação: 1 Semibreve=2 Mínimas, 1 Semínima=2 Colcheias, etc. Uma nota ainda pode ser como:

Na partitura existem cinco linhas e quatro espaços visíveis e mais espaços e linhas suplementares superiores, para notas mais agudas, e inferiores para notas mais graves. a posição da nota na partitura, em que linha o espaço está, define sua altura. Mas a altura pode ser afetada por um outro símbolo, chamado Clave, que vem no início da Partitura.
As Claves mais usadas são:


domingo, 17 de fevereiro de 2013

Teoria Musical
DODECAFONISMO
O dodecafonismo (do grego dedeka: 'doze' e fonos: 'som') é um sistema de organização de alturas musicais criadas na década de 1920 pelo compositor austríaco Arnold Schoenberg.
No dodecafonismo as 12 notas da escala cromática são tratadas como equivalentes, ou seja, sujeitas a uma relação ordenada e não hierárquica.
 As notas são organizadas em grupos de doze notas denominadas séries as quais podem ser usadas de quatro maneiras diferentes 1: Série original, 2: Série retrógrada, 3: Série invertida e 4: Série retrógrada da inversão. todo material de alturas utilizado em uma composição dodecafônica, seja melódico, ou seja harmônico, deve ser originado com base na série.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Um site muito bom para os estudantes de flauta Transversal. Vocês podem encontrar diversas partituras, métodos de estudo, aulas etc. Então aproveitem essa dica e divirtam-se! https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/Home